Acadêmicos da NLAL - Lisboa - Portugal

Alberto Slomp (Brasil)

Alberto Slomp - Biografia. Nascido em 29 de agosto de 1955, em São Paulo - Capital, cursou faculdades na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Tem curso de
Parapsicologia e Religião ministrado pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), conforme certificado de abril de 2003. Ganhador de diversos prêmios e Membro de diversas Academias.

Alcinéa Cavalcante  (Brasil)

Alcinéa Cavalcante nasceu em Macapá-Amapá-Brasil em 19 de fevereiro de 1956. É filha do poeta Alcy Araújo Cavalcante e professora Delzuite Carvalho Cavalcante. Alcinéa é professora, jornalista, escritora e poeta. Tem dois livros publicados [\'Dez Poemas\' e \'Estrela Azul\'] e tem participação em várias coletâneas e antologias, como Coletânea Amapaense de Poesia e Crônica [Governo do Amapá], Antologia Literária Internacional Del Secchi [Fundação Cultural Del Secchi], Antologia No Limiar do Terceiro Milnio [Casa do Poeta Brasileiro], Antologia O Amor que Move o Sol e Outras Estrelas [Editora Scortecci]. Alcinéa Cavalcante é membro da Rede de Escritoras Brasileiras - Rebra

Amilca Ismael (Moçambique)

Amilca Ismael nasceu em Lourenço Marques actual Maputo, Moçambique no dia 25 de Junho de 1963 e vive na Itália desde 1986.Depois de vários trabalhos ocasionais decidiu voltar à escola tendo em 2002 obtido um diploma de Assistente Social e em 2004 o diploma de Assistente de saúde. Em 2008 marca a estreia na literatura com o romance “A Casa de Recordações” lacasadeiricordi.wordpress.com com mais de 2000 livros vendidos, 11 reimpressões e uma segunda edição.
Vencedora vários prémios nacionais e internacionais literários como:
* Primeira classificata o prémio internacional “MULHER SOMENTE MULHER” dedicado ao dia mundial da não violência contra as mulheres *Primeira classificata ao premio litèrario “Musolona” Solbiate Olona Varese “ Italia” * Segunda classificata ao premio letterario Europa “ Lugano “ Suiça * Segunda classificata ao premio internazionale “ Juntos no Mundo” * Grande reconhecimento e Mérito do Júri no prêmio literàrio Internacional de Poesia e Ficção “A INTEGRAÇÃO CULTURAL” através da literatura “Equador” * Diploma de Mérito ao Premio Leteràrio Nazionale “ Lago Gerundio” Milao vencedora do prêmio especial para a direitos Humanos* Membro Honorário da Universidade da Paz da Suíça Italiana “Lugano. * Membro Honorário de Kiwanis “SERVING THE CHILDREN OF THE WORD” * Chefe do Departamento de Relações com Estados Africano “UNIVERSUM ACADEMIA “Suíça”
A autora participou em muitas entrevistas em vários jornais e emissoras de rádio local e internacional e participou em diversos programas televisivos nacionais e internacionais como: “Rai Tre” “ Televisão Italiana” – convidada de Licia Colo;; Televisão Nacional de Moçambique “TVM” – convidada de Frederico Costa; “Rede Record” – convidada de Eunice Andrade .
Em dezembro de 2010 publica o seu segundo romance,”A história de Nadia” Vencedor do premio para os direitos Humanos em Napoli .
O romance foi apresentado na feira do livro em Roma “Mais livros livre” por Maria Grazia Capulli “Jornalista Rai 2″ e Vincenzo Bonanni enviado especial TG2 Rai.

Alessandro Borges  (Brasil)

Alessandro Borges: Alessandro Borges de Moura, mais conhecido como, “Alessandro Borges, o poeta da Baixada do Sol”, nasceu em 28/07/1977, em Rio Branco, capital do Estado do Acre, mais precisamente, no bairro João Eduardo que integra o complexo da - “Baixada do Sol”. Foi lá onde passou a sua infância, concluiu seus estudos primários e secundários e onde vive, até a presente dada. Esposo e pai dedicado, casou-se muito cedo, aos 18 anos, com Sandra Soares, com quem vive há 15 anos e têm quatro filhos: Álife Vithor, Andreyna Victoria, Andrey Asafe, e Alessandra Hadácya.
Formou-se em Teologia, pela Faculdade de Teologia de Boa Vista-RR, e atualmente está cursando Pedagogia pela UNIP, É instrutor de trânsito, mas já exerceu as profissões de vendedor, agente de portaria, locutor e recepcionista. Seu passatempo predileto é ler, escrever e pesquisar. Suas leituras, preferencialmente, são voltadas para a literatura. Já suas pesquisas, tendem um pouco mais para os rumos eclesiásticos, tendo em vista, a sua graduação superior.
Tem seus textos premiados e reconhecidos no Brasil e no exterior.

Ana Cristina da Costa Siqueira (Brasil)

Ana Cristina da Costa Siqueira nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, no ano de 1958. Graduou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde iniciou suas publicações literárias na Revista LETRA, nº 7, editada pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida (UFES, 1987). Publica nos jornais A Tribuna, na coluna “Tribuna Livre” e em A Gazeta, no Caderno Pensar, ambos jornais do Estado. Lançou, em 2012, POEMA DEITADO NO SEU PEITO “um jogo de amarelinha" (Scortecci Editora).
Participa também de antologias Scortecci/REBRA e Intercâmbios Culturais, promovidos Universidade F. da Paraíba e Edições Mandala (Itália).

Andrews Ulisses (Brasil)

Andrews Ulisses: Andrews Ulisses nasceu em 1995, em Sorocaba, e atualmente reside na pequena cidade de Votorantim, São Paulo, junto com seus pais, avô e a irmã. Desde pequeno desenvolveu o gosto por livros de ficção. Aos dez anos começou a criar histórias em quadrinhos e aos dezesseis decidiu ser escritor.
Estudante de engenharia na Universidade de Sorocaba, é um cinéfilo, e gamer que aprecia viajar para conhecer novas culturas e costumes.
A Ilha de Kansnubra e o portal perdido é seu livro de estreia.

Beatriz Teixeira Fiquer (Brasil)

Beatriz Teixeira Fiquer é graduada em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP) e doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP). É professora da Escola Terra Brasil (Atibaia) e das Faculdades Atibaia (FAAT). É pesquisadora, com ênfase em Intertextualidade, Literatura Brasileira e Portuguesa e foco no estudo de Camões.

Celia Maria Marchini (Brasil)

Célia Maria nasceu em Catanduva- SP em 01 de abril, graduada em Filosofia pela PUC – Campinas,SPdesde então vem se dedicando a filosofia oriental e a metafísica. Iniciou-se no mundo das artes plásticas em 2004 atendendo um apelo da sua alma. A partir desta data frequentou alguns cursos livres em Campinas, sendo eles o Aquatelier, Atelier NenaRampazzo e Ide Escola de Arte.
A artista está catalogada no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas-volume X Editora Roma,no Art Gallery in Brasil:Flores, Natureza Morta e Paisagens Brasileiras, Editora Art Club ano 2010 e no livro Obra Prima Valorizando Talentos , Lince Gráfica e Editora ano 2011
É membro da Academia Nacional de Artes Plásticas e participou de algumas exposições coletivas no Brasil e no exterior, recebeu medalha de prata em Campinas no ano de 2007 , menção honrosa na Mostra Brasileira no Louvre Paris- Carrousel Du Louvre- outubro 2011e menção honrosa na IV Mostra Brasileira em Roma Accademia Internazionale D’ Arte Moderna- AIAM- maio 2012.
A arte para ela é uma forma de expressar seus sentimentos mais profundos.

Charles Simões (Brasil)

Charles Santos Simões é natural de Primeira Cruz, MA, Brasil. É professor de Língua Portuguesa das redes Municipal e Estadual ( Escola Alberico Silva – CiEP e  Bernardo Coelho de Almeida BCA, respectivamente). Suas obras mais importantes são “ O quarto centenário,” A ilha” e “A morte da defunta”. Também é poeta.

Delmar Domingos de Carvalho (Portugal)

DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO nasceu em Lisboa a 19 de Julho de 1939. Ensaísta, biógrafo, poeta, ficcionista, sociólogo, etnógrafo, filósofo, fotógrafo amador, jornalista, vegetariano. Idealista e utopista desde muito jovem é defensor dos Estados Unidos da Europa, do Parlamento Mundial, da Fraternidade Universal.

Dulce Helena Couto Alves (Brasil)

Dulce Helena Couto Alves nasceu na cidade de Bom Despacho - MG no ano de 1962.
Estudou  Artes plásticas e Pedagogia, especializando-se em Arte Contemporânea e Arterapia.
Possui  uma extensa  pesquisa de caráter visual, sobre a qual, os espaços da memória é tema recorrente em suas pinturas, esculturas, objetos e instalações.
Participou de catálogos artísticos com grupos de artistas de salvador (BA), Vitória (ES), estando também no catálogo  lançado em Nova York pela Literarte em  2012.
Na esfera da arte, cultura, educação e inclusão social, desenvolveu projetos, realizou consultorias e fez conferências  para instituições e centros de pesquisa como Universidade de Paderborn e Humboldt ( Alemanha), Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Brasília            (Brasil) Universidade de Huancayo (Peru), Universidade Metropolitana do Chile, Universidade do Minho e  Portalegre ( Portugal ) e Universidade de Havana (Cuba).
Ao longo de sua carreira publicou vários livros, nos quais apresenta metodologias sobre o ensino da arte e coleções de livros didáticos sobre história da arte, aplicados em escolas e centros de educação do Brasil e exterior.
É membro da literarte e como poetisa  participa de antologias como “ Palavras sem Fonteiras 2, lançado na Argentina em 2012 e Histórias para dormir 3, lançado também em 2012 no Salão do Livro de Paris. Na esfera social possui livros publicados, resultados de seus projetos  no campo da escultura social como” A arte resgatando histórias,  “ A arte na Construção do Espaço de Vivência” e  “Rosário de todas as Cores.
Atualmente vive em Belo Horizonte – MG, onde coordena projetos de Arte e inclusão Social  para o governo municipal desta cidade.  Realiza consultorias e também desenvolve programas de formação para arte educadores, educadores sociais e professores.

Dulce Rodrigues (Brasil)

Dulce Rodrigues escreveu seis livros infanto-juvenis, alguns dos quais premiados em França, nos EstadosUnidos e no Reino Unido. Fala seis línguas vivas e é a tradutora dos seus próprios livros. Natural de Lisboa, cidade que a viu crescer, razões profissionais e académicas levaram-na a viver em vários países da Europa. Depois de uma carreira profissional como tradutora junto das Forças Militares Norte-Americanas na Alemanha, e como funcionária internacional da OTAN, organização de que se encontra agora aposentada, divide agora o seu tempo entre as viagens e os livros – os dos outros e os que ela própria escreve , especialmente os que escreve para crianças e jovens… de todas as idades. Gosta de jardinagem, fotografia, arte, música, animais, e adora História. Visite-a em www.dulcerodrigues.info ou no sítio pedagógico www.barry4kids.net.

Edson Gobi (Brasil)

Edson Gobi é Membro (Imortalizado) da ALG - Academia de Letras de Goiás; Membro (Imortalizado) da ACLAV – Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória – Es.; Membro da UBE – União Brasileira de Escritores; Escritor; Músico; Colunista de Jornal; consultor de empresas; especialista em treinamentos de: técnicas de vendas, dinâmicas motivacionais, relações humanas e trabalho em equipe, network marketing. É palestrante, facilitador e tem por objetivo ajudar a descobrir o potencial humano individual e coletivo.
Gobi lançou-se na literatura em 2009 em grande estilo ao editar o seu primeiro romance “ITAPU A GRANDE CONSPIRAÇÃO” (Wander Editora - Paraná). A primeira edição do mesmo esgotou causando grande repercussão - foi sucesso de opinião pública e de imprensa sendo noticiado em mais de 200 veículos de comunicação. Gobi lançou o seu segundo romance “O Despertar” (Editora Novo Século – São Paulo) na Bienal de São Paulo 2010. Lançou o seu 3º romance “14 DIAS” (Editora Novo Século – São Paulo) na bienal do Rio de Janeiro em 2011. O Livro “14 Dias” recebeu o premio INTERARTE na categoria melhor livro de romance de 2012– premio concedido pela Academia de Letras de Goiás, sendo concorridos no Brasil, Alemanha, Áustria e Chile. Gobi recebeu homenagem com placa comemorativa na sede da ABRASA na Áustria. Gobi fora convidado pela U.B.E a lançar o seu 4º romance “Anjos ou Demônios? O Segredo” (Editora Multifoco - Rio de Janeiro) no estande da mesma na Bienal de São Paulo 2012. Os livros de Edson Gobi são pautas de estudos em várias entidades educacionais, entre elas a UNILA – Faculdade Latina Americana – com sede na ITAIPU BINACIONAL. Gobi ganhou o prêmio Destaque Literário Brasileiro - 2013 pela LITERARTE.  Gobi premiado no exterior pela segunda vez - “Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Européia de Belas Artes” - concedida pela ABRASA – prêmio esse recebido em Viena - Áustria, no Castelo de Colbenz.
Em 2013 Gobi também entrou no mundo mágico da literatura infantil lançando o livro “O Sapeca Fujão” (Wander Editora – Paraná). Em 25 de abril de 2014 Edson Gobi recebeu o “Prêmio Excelência Cultural 2013 – ABD 70 Anos” – Associação Brasileira de Desenhos - em comemoração oficial aos 70 anos da entidade no Brasil.

Edvaldo Rosa (Brasil)

Edvaldo Rosa, 51 anos, casado, cinco filhos, vários sonhos, um especial: A literatura!
Comecei a publicar minhas poesias em jornais e revistas de circulação interna nas empresas que trabalhei destacando-se:
- Jornal HZS ( hospital Zona sul) em 1983 n° 02, 03
- NV (Noticias Villares) em 1986 n° 15;
Revistas de poesias:
- O Berro ( Grupo AJA - Academia Juvenil de Artes, da biblioteca Monteiro Lobato ) em 1983/1984 n° 8,10, 13,
Jornal de Poesias:
- O Arte_Fato ano 2 n° 9 setembro de 2005 Editado pelo poeta Santiago Dias.
Tenho participado de antologias poéticas, destacando-se:
- Escritores Brasileiros Editora Crisalis RJ 1985
- Escritores Brasileiros II Editora Crisalis RJ 1985
- Asas e Vôos Editora Guemanisse RJ 2006
- 2° antologia poética da AVBL - Editora AVBL - 2006
- Antologia Escritores Brasileiros e Autores em Língua Portuguesa - RB Editora - 6° Edição 2008
- Antologia Delicatta III – Poesias, Contos, Crônicas, Coordenação de Luiza Beatriz Moreira – Scortecci Editora – 2008 – SP – SP
- Antologia literária Internacional - Dois mil e Esperança
1° Edição - 2009 - Curitiba - PR - Abrali Edições
- Antologia Literária Internacional - Pangeia, A Literatura unindo continentes - 2009 - Curitiba - PR - Abrali Edições
Projeto Literário Delicatta VI – Editora Delicatta – 2011 SP – SP
Melhores da Poesia Brasileira – Organizada por  Monica Yvonne Rosenberg e Jane Rossi – All Print Editora – 2012 – SP - SP
- Antologia You and Y, organizada por Roberto Ferrari, São Paulo, Editora Delicatta, 2012
- Antologia Destaques na Poesia em 2012, organizada por Coluna Destaque Raimundo Nonato, São Paulo, Editora All Print, 2012
Livros solo:
Caminhando com as Borboletas - Edição do autor, Edições AVBL - 2009 - Bauru – SP
Marcas no Coração – Editora Delicatta – 2012 – SP –SP Com lançamento previsto para a 22° Bienal de São Paulo em agosto de 2012.
Prefácios de livros de poemas, destacando-se:
Murmúrios de um coração apaixonado – Eudália Martins - Editora Beco dos Poetas – 2011 – SP – SP
Sargaço – Raimundo Palmeira – Editora Delicatta – 2011 – SP – SP
Ventos da Paixão – Roberto Ferrari, “ O Poeta do Amor”, Editora Delicatta – 2012 – SP – SP
Eu sou poeta, escritor e participo de várias atividades poéticas, tanto na net quanto fora dela!

Elinalva Oliveira (Brasil)

Elinalva de Oliveira – Graduada em História, professora de jovens e adultos. Mestre em Educação Especial. Acadêmica da Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE agraciada com os troféus Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. Conselheira Editorial da Revista Mulheres e Letras da AFELCE, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB – Ceará. Alemanha, recebendo da Sociedade Européia de Belas Artes, Abrasa e Literarte o prêmio Diamonds Of Art And Education Austrain 2013, em Viena, é acadêmica correspondente da Academia de Letras de Goiás Velho – ALG associada Escribrás.

Eloisa Helena Cavalcanti Barroso (Brasil)

Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17/08/1958. É formada em Biblioteconomia – USU e Teatro – Faculdade da Cidade. Publicou em 2012 o livro “Quem Pode Ver Teresa?” pela editora Literarte. Participou de duas Antologias em 2013 (ALAB e Ed. OZ). Atualmente trabalha como Bibliotecária do Ministério Público.

EstherRogessi (Brasil)

Pernambucana, residente em Recife; Escritora, sócia da  UBE/SP; sócia da LITERARTE- Cabo Frio/RJ;  Pintora ; Membro Correspondente  Vitalícia da Real Academia de Letras Ordem da Confraria dos Poetas, onde ocupa a cadeira N°  7  – POA/RS; Consulesa e Comendadora, pela real Academia de Letras, POA/RS, Comenda Arcádia Real e Comenda Camões ;
Contato: rogessibispa@hotmail.com

Eulália Costa (Brasil)

Eulália Costa de São Bento-MA, reside em São Luís-MA. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UEMA, pós-graduada em Saúde da Família, Funcionária Pública Federal (HUUFMA) e Escritora. Participou do IV, VI ao IX Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, com a antologia do Prêmio Literário de Valdeck Almeida de Jesus 2012 publicada também em Genebra-Suíça. Possui diploma de Honra ao Mérito e de Qualidade Literária pela CBJE-RJ-2013 e Outorga Gonçalves Dias. Possui alguns artigos científicos publicados. Tomará posse na Academia de Letras de Goiás-ALG em dezembro/2013 como Neo-acadêmico – Acadêmico Correspondente.

Fabiana de Almeida (Brasil)

Fabiana é graduada em Letras e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. É professora de literatura e produção de textos para vestibulandos e universitários. É apaixonada por literatura desde as primeiras letras. Escreve sobre os acontecimentos, emoções e reações do cotidiano, do universo intimista, principalmente o mundo feminino. Possui vários escritos cuja publicação está entre os planos para 2013.
Contato:  mmgallos@terra.com.br

Flavia Assaife (Brasil)

É autora dos livros de poesais, contos e crônicas “Ouço a Voz do Coração através de um Mergulho Interior”, “Sussurros da Alma”;  “Os Viajantes da Lua”e “Segredos do Coração”.  Autora dos livros infantis “ A Princesa Júlia e o Guerreiro Artur” (publicado em 2013) e “O Sapo Lelé que queria aprender a ver as Horas” (a ser publicado em 2014).

Geraldo Sant'Anna (Brasil)

Formado em Matemática e Pedagogia. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação. Autor de diversos livros.  Embaixador da Académie Française des Arts Lettres et Culture. Doutor Honoris Causa pela ABD.

Gilberto Madeira (Brasil)

NASCIDO a 25 de junho de 1941, em Sabará - MG – Brasil;

RECONHECIMENTOS (HOMENAGENS E CONDECORAÇÕES)
   - 51 HOMENAGENS recebidas além de:
   - 40 CONDECORAÇÕES seguintes:
1. TROFÉU BORBA GATO - 1976 - Destaque do Ano no Setor de Medicina, Sabará – MG;
2. PERSONALIDADE DESTAQUE 1976 - Título concedido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT/Ministério do Trabalho), MG por especial desempenho no campo da prevenção de Acidentes do Trabalho e de Segurança do Trabalho colaborando com a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), Belo Horizonte, MG - SPAT 1977;
3. TROFÉU BORBA GATO - 1978 - Destaque do ano Setor Sociedade (CULTURAL), cidade de Sabará (MG, BRASIL)- 1978;
4. MEDALHA DA ANAMT- MEDALHA DE OURO, CONDECORAÇÃO E DIPLOMA
   HONORÍFICO (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) de acordo com o art. 47 e na forma do art. 34 alínea, do Estatuto, por relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da Medicina do Trabalho no Brasil, Belo Horizonte 10 de Maio de 1981;
5. PRÊMIO 27 DE JULHO como Destaque Profissional nas Atividades de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Brasil, na qualidade de PRECURSOR, (ABRAPHSET) - São Paulo, Julho 1983;
6. 10º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ENGENHARIA E MEDICINA EM SAÚDE OCUPACIONAL (APENSO): DIPLOMA E MEDALHA COMEMORATIVA por relevantes serviços prestados à Segurança e à Saúde do Trabalhador Brasileiro - São Paulo, 10/05/85;
7. VINTE ANOS DA ANAMT: Diploma de Honra ao Mérito e Medalha Comemorativa pelos vinte anos da ANAMT, pelos relevantes serviços prestados à Medicina do Trabalho no Brasil. São Paulo -26/03/88;
8. DUZENTOS ANOS DA MORTE DE TIRADENTES: Medalha Maçônica Grau Bronze, em decorrência de 200 anos da morte do mártir da liberdade. Ouro Preto (MG), Abril/1990;
9. MÉRITO LEGISLATIVO MUNICIPAL: Concedido pela Câmara Municipal de Sabará em reconhecimento aos serviços prestados a Casa Legislativa, Sabará (MG), dezembro de 1996;
10. 15 ANOS DA LOJA MAÇÔNICA ÁGUIA DAS ALTEROSAS, medalha concedida por sua
           diretoria em sessão pública, pelo relevante destaque social - Belo Horizonte (MG), 2000;
11. CINQUENTENÁRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS
      GERAIS, medalha concedida em sessão pública pela Congregação, B. Horizonte (MG), 06.11.2000;
12. CENTENÁRIO DO Professor “LUCAS MACHADO”, medalha concedida em sessão pública
      pela Congregação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2001;
13. CENTENÁRIO DE “JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA”, medalha concedida
      pela Academia Mineira de Medicina e Associação Médica de Minas Gerais, agosto de 2002;
14. e 15.  MEDALHAS SANTOS DUMONT, Grau Prata, 2002 e Grau Ouro, 2004, concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Cabangu, Santos Dumont – MG;
16, 17 e 18. MEDALHAS DA INCONFIDÊNCIA (Bronze), Ouro Preto, abril, 2004, MEDALHA DE HONRA DA INCONFIDÊNCIA, (Prata), Diamantina (MG), abril, 2006, e GRANDE MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA (Ouro), Ouro Preto (MG), abril, 2009: concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, (mérito cultural e científico);
19. MEDALHA WALDEMAR GOMES BAPTISTA, concedida pela Prefeitura Municipal de Sabará, pelos relevantes serviços prestados à cultura municipal, Sabará julho 2005;
20. MEDALHA ISRAEL PINHEIRO, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, (I.H.G.M.G.) agosto de 2006, por relevantes serviços prestados à cultura no Brasil;
21 “COLAR EVOCATIVO AO SESQUICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1842”, (Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar), concedido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, por relevantes serviços prestados à cultura brasileira. Sorocaba (SP) 05/10/2006;
22. PALMA ACADÊMICA: Agraciado com a Comenda PALMA ACADÊMICA, maior distinção da Academia Mineira de Medicina para Acadêmicos, pelo desempenho científico e cultural. Belo Horizonte, nov. 2007;
23. MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO BANDEIRANTE BORBA GATO, concedida pela Câmara Municipal de Sabará (MG), pelo Decreto Legislativo 256/2007, pelos relevantes serviços prestados à cultura do município, dezembro/2008;
24. GRANDE MEDALHA JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA (Ouro), concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, (pelo desempenho cultural), Diamantina MG, setembro, 2009;
25. MEDALHA CLÁUDIO MANOEL DA COSTA, concedida pela ARCÁDIA DE MINAS
      GERAIS em novembro de 2009, pelos serviços prestados à cultura brasileira, B. Horizonte (MG);
26. PRÊMIO BRASIL DE MEDICINA, destaque nacional em medicina, (mérito em ciências),
       maio 2010, São Paulo, SP;
27. COMENDA ANITA GARIBALDI, Grau Comendador, IGAG, (relevantes serviços prestados
      à cultura), Porto Alegre, RS. Maio, 2010;
28. COMENDA da ORDEM DO ALMOCAFRE, Grau Comendador,           IHGMG,(mérito historia-
      dor), outubro 2010, Belo Horizonte;
29. TROFÉU GIUSEPE GARIBALDI, oferecido pelo Instituto Giuseppe e Anita Garibaldi, em
      reconhecimento à garra com que se dedica no desempenho de sua profissão, na comunidade em
      que atua no Brasil. Porto Alegre – RGS (Brasil) - 9 de outubro 2010;
30. COMENDA DE HONRA AO MÉRITO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO,
      Grau Comendador, ANIMASEG, em reconhecimento à prestação de significantes serviços por
      mais de 30 anos, ao setor de saúde e segurança do trabalho. São Paulo, novembro 2010;

Gisele Wolkoff (Brasil)

Gisele Wolkoff é autora de Partidas (2012) e Rumo ao Sol (2014). Também organizou e traduziu o volume bilingue Poem-ando Além Fronteiras: dez poetas irlandesas e portuguesas contemporâneas (2011), todos os volumes editados pela Palimage, Coimbra, Portugal. Nascida em São Paulo, morou em Portugal aonde vai ainda com muita frequência e é professora universitária na área de Letras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Hazel de São Francisco (Brasil)

Professora, formada em Educação Artística/ Habilitação Música.
Artísta Plástica. Acadêmica Titular Efetiva  -ABEPL- Membro do Colegiado Acadêmico  -CE  Piracicaba- Acadêmico Correspondente –REAL.
Livros: Títulos Editados (2000 - 2012)  Vinte Títulos. Livros Medalha de Ouro: 2 Títulos. Livro Prêmio "Letras Brasileiras". 2 Títulos.

Hebe c. Boa-Viagem (Brasil)

Advogada, pedagoga e socióloga. Publicações: Elas, as pioneiras do Brasil,”; “Enfermeiras do Brasil-”; “Elas vieram de longe”e tb. Editada na França – Elles sont venues de loin); “ Mestres”;” “Coletânea”; .Cose Che succedono”-( editado na Itália).  Participou de  32 Antologias no Brasil e Exterior. Alguns Prêmios: Medaille d’Or  da Academie Internationale  Merite et Devouement Français –Paris 2012 –2 Menzione d’onore- Sezione Oro  Concorso Letterario Internazionale  Vozes &Voci 2012 e Pensieri in Parole 2013 -Milão; Troféu Acadêmico Claudio de Souza (Literarte); Melhor documentário ( Interarte)

Helena Arruda (Brasil)

Doutoranda em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario, UNR/Argentina. Investigación: Cruzando la frontera Brasil/Argentina: literatura y formación del lector en las clases populares de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza Media (2011). Mestranda em Letras Vernáculas/ Literatura Brasileira pela UFRJ (2013), com o projeto de pesquisa: A perfídia feminina na construção do romance brasileiro. Graduada em Letras: Português, Inglês e Literaturas afins pela UCP (1987). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela UCAM (1999). Pós-graduada em Gestão Educacional: Administração, Orientação e Supervisão na Educação Básica pela UCB (2008). Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (1985 e 1991) - duas matrículas. Diretora Adjunta da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2006-2011). Áreas de pesquisa: Literatura Brasileira. Educação. Formação do leitor

Iris Maria Sampaio (Brasil)

Iris Maria Sampaio de Oliveira vive em Fortaleza (Ceará). Graduada em Ciências Contábeis e Especialista em Gestão Pública. Foi instrutora na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e na Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, desenvolve suas atividades profissionais na Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento. Com garra e determinação é Autora dos livros: “A Busca da Felicidade” e “A Força do Amor”.
Contato: iris@fbst.or.br

Isis Berlinck Renauld (Brasil)

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA NA AREA DE RECURSOS HUMANOS
MEMBRO :
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS – LITERARTE - CONSELHEIRA
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL/SUIÇA – DELEGADA E COMENDADORA CULTURAL
FEDERAÇÃO DOS ACADEMICOS DAS CIENCIAS,LETRAS, ARTES – DELEGADA CULTURAL
DIVINE ACADÉMIE FRANÇAISE DES ARTS, LETTRES ET CULTURE – EMBAIXATRIZ
COMENDADORA  DA ORDEM DO MERITO DE TOCANTINS

Isis Dias Vieira (Brasil)

Psicóloga desde 1978 e professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Antes de se tornar uma psicoterapeuta, ela estudou Teologia e Filosofia. Durante os seus estudos de doutoramento em Dependência, treinou quatro anos Psicologia Transpessoal, em Paris. Criou o método V.I.T.R.I.O.L. Psicoterapia Transpessoal utilizá-lo desde 2000, com o qual realiza seminários de auto-conhecimento, em Brasília, onde vive desde 1995.

Jani Brasil (Brasil)

Jani Brasil − Janadabi Vieira Cruz, nascida aos 05/05/56, na cidade de Urânia-SP, residente em São Paulo. Poetisa,escritora, compositora e artista plástica. Autora das obras: Analogia e poesias, Amor em Movimento e Poemas ao Vento. Com participação em algumas Antologias, escreve também no Recanto das Letras.
Apresenta suas obras pelo site www.janibrasil.prosaeverso.net. Entre telas e painéis possui mais de 50 obras em acrílico , óleo ou mista.

Janice França (Brasil)

Nascida em Sete Lagoas – MG. Professora, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia, escritora/poetisa, é também membro correspondente da Academia de Letras de Cabo Frio RJ e da ALAF-Academia de Letras e Artes de Fortaleza- CE, Janice participa de diversos eventos no universo literário, em âmbito nacional e internacional.
Há mais de dois anos a autora escreve a “Grafando a GEO” e a “Cultura Kids”, colunas mensais na Revista Hobby, em Sete Lagoas.
VERSOS, IMAGENS E SENTIMENTOS é o nome de seu segundo livro, em parceria com a artista plástica Paula França lançado em Poços de Caldas na Flipoços  e na Bienal de São Paulo em 2012, pelo qual recebeu em 2013 o “ Prêmio Luso-Brasileiro - MELHORES POETAS DE 2013, concedido pela Editora Mágico de OZ- ILHA DA MADEIRA_ PORTUGAL  e ainda o “Prêmio LITERARTE DE CULTURA 2013 em FOZ DO IGUAÇU_PR.

José Araújo (Brasil)

Escritor, Poeta, Empresário, diversos livros publicados, Grau Honóris Causa de Doutor em Literatura – Conferido pelo Instituto Educacional Rompendo em Fé – Signatário do Pacto Global da ONU – 2012, Comendador – Comenda da Palma Dourada – FEBLACA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – 2012, Acadêmico Corresp. de várias academias no Brasil e da ALAV-Academia de Letras e Artes de Valparaiso – Chile. Titular – Cadeira 119 – ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio- RJ., Acadêmico Praeclarus – Cadeira 02 – Letras – Clube dos Autores – Acad. de Ciências Letras e Artes de Piracicaba-SP.

José Manuel Miranda (Portugal)

Luci Afonso (Brasil)

Luci nasceu em Araxá, Minas Gerais, em 1960, e mudou-se ainda criança para Brasília, Distrito Federal. Publicou os livros de contos e crônicas Velhota, eu?, Ed. Thesaurus, 2007 (segunda edição 2013); O Guardião da Manhã, aprovado pelo Fundo da Arte e Cultura do Governo do Distrito Federal, Coronário Editora Gráfica, 2009; e Senhora dos Gatos, Athalaia Gráfica e Editora, 2012. É Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes de Goiás, além de membro da Rede de Escritoras Brasileiras e do Sindicato de Escritores do Distrito Federal.
http://luciafonso.blogspot.com.br/

Luciene Rroques (Brasil)

Luciene Rodrigues Roque dos Santos.  Pseudônimo: Luciene Rroques.  Nasceu em Goiânia-GO. Professora/pesquisadora Científica. Formada pela Universidade Federal de Goiás - UFG_GO. Pós graduada pela Universidade Federal de Lavras MG - UFLA-MG. E pela Faculdade Lions, unidade de Goiás. Comendadora pela ABD. Membro da Academia de Letras de Goiás – ALG - GO.  Membro da ALAB, Academia de Letras e Artes de Búzios Rj. Membro do Núcleo acadêmico de Letras e Artes da Argentina.  Dedica seu conhecimento ao estudo humano/pesquisas comportamental/relações humanas evolutivas, histórico sociais. Docente em Universidades. Seus escritos são embasados no psico-comportamental- humano/comparado ao lado humano animal/racional ou não. Cunhos sociais morais e fictícios são marcas registradas em suas obras.

Luzia Lina (Brasil)

Luzia Lina de Souza Correa é natural do município de São José do Calçado, no Estado do Espírito Santo. Gênero literário: Poesia. É ocupante da cadeira n. 08 da Academia Calçadense de Letras, cujo patrono é Fernando Tatagiba. Publica poemas, crônicas e reportagens no jornal A Ordem, e um romance, em capítulos semanais, "O sublime transplante de um coração!, 72/73.
Obras:
"Retorno" - 1992
Participação nas Antologias Escritores Brasileiros I e II, l985/86.
Participação na Antologia A Nova Poesia Brasileira, obtendo o prêmio de publicação do V Concurso de Poesias Raimundo Correa, com o poema Três por quatro
Participação no Catálogo Cultural do Estado do Espírito Santo, editado no governo do Estado do Espírito Santo, sendo Secretário de Cultura e Esportes Sebastião Maciel de Aguiar.
FONTE: Catálogo Cultural do Estado do Espírito Santo, editado no governo do Estado do Espírito Santo, sendo Secretário de Cultura e Esportes Sebastião Maciel de Aguiar.

Ma Socorro (Brasil)

Professora, Escritora e Poetisa Romântica.
Acadêmica Correspondente da ARTPOP Cabo Frio RJ; ANBA Niterói RJ ; ACLAV Vitória ES; ALAF Fortaleza CE;   Acadêmica Senadora pelo PI ; publicou os livros: Estrela (2009); Sonhos (2010); Encontro (Poesia Dueto) 2011; Emoções (2012) e Monumento (2013).É Coautora do Livro Encontro de Poesia Luso Brasileira (Portugal.Brasil) e participou de várias Antologias Nacionais e Internacionais.  Email: socorro-sfm@hotmail.com

Marcelo Csettkey (Brasil)

Como Artista Plástico, atuo desde 1990. Realizei algumas exposições e participei de salões adquirindo algumas premiações.
Na área de artes / jornalismo, atuei em concurso de Charges, Cartuns e Caricatura.
Como Escritor, elaborei um segundo livro a partir de 2001, quando se iniciou a investigação do atentado de 11 de setembro de 2001,
sob a ótica da leniência por parte do governo Bush para que o atentado ocorresse. O processo de apuração para consolidar a
tese e contextualizar a verdade sobre o fato se deu após quatro anos de intensa dedicação - Eu e o coautor do livro, Marcelo Gil,
selecionamos centenas de informações originadas do mundo inteiro, em média de duzentas revistas e jornais por dia (TIME,
Newsweek, The Economist, Stern, Le Monde, Washington Post, NYT, El País, Visão etc.). Somadas às fontes nacionais,
todas originadas da extinta Cooperativa dos catadores de coleta seletiva localizada na Barra da Tijuca, além, é claro, das fontes
bibliográficas adquiridas nas livrarias e sebos da cidade. Este vasto material permitiu-nos montar um imenso quebra-cabeça que
gerou um livro intitulado Crime de Estado. Conseguimos publicá-lo em 2006, pela Editora Talagarsa.
Publiquei um primeiro livro em 1997, que apresenta uma sequência histórica desmistificando o nascimento do catolicismo
no século IV d.C. Por iniciativa do imperador Constantino I, que entendeu poder unificar Roma em uma nova religião.
Sua iniciativa tem continuidade em seu sucessor, Teodósio I, que além de credenciar o catolicismo como religião oficial de
Roma, determinou que um pesquisador e escritor (Jerônimo), selecionasse, compilasse e adaptasse, textos originados da
Judéia - usurpados por Roma - para que fosse elaborada a "Vulgata" que originou o que hoje conhecemos por Bíblia.
Assim, este livro eivado de imperfeições e distorções, adulterou a figura de um líder nato nascido na Galiléia chamado Jesus.

Mágda Cortez (Brasil)

Graduada em Fonoaudiologia, pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix, pós-graduada em Audiologia Clínica, pelo IEAA Instituto de Estudos Avançados da Audição de São Paulo.  Casada e apaixonada pelo mesmo homem há 23 anos. Mãe de dois filhos: João e Laura seu maior tesouro.  Se você pergunta: - Desde quando você escreve? Ela vai te responder sem pensar duas vezes: - Eu escrevo desde sempre.  Então qual a diferença da escritora de antes e a de agora? O acesso ao mundo dela. Em 2013 ela sai de trás do teclado e se mostra para os de fora abrindo as 304 páginas de sua primeira obra de ficção. O livro Princesinha.

Mardilê Friedrich (Brasil)

Mardilê Friedrich Fabre é bacharel e licenciada em Letras Neolatinas. Professora erevisora de textos, organiza antologias e dedica-se ao voluntariado. Recebeu vários méritos culturais, sendo os mais recentes Troféu Cecília Meireles, Prêmio Melhores Contistas e Destaque Poético, todos em 2013.

Maria do Socorro Cavalcanti  (Brasil)

Escritora; poeta; professora universitária aposentada, residente em Fortaleza-CE, desde 1984. Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especialização em Pesquisa Social e Mercadológica, pelo Instituto de Pesquisa de São Paulo-SP, em convênio com o Instituto de Estudos Sociais - ISS (Haia - Holanda) e a Federação Internacional de Institutos de Pesquisas Sociais e Sócio- religiosas -FERES (Louvain - Bélgica).
Contato:cavalcanti.s@hotmail.com

Maria Neuza de Oliveira (Brasil)

Maria Neuza De Oliveira – Filha de Manoel Sebastião de Oliveira, e Alaíde Augusta de Oliveira,Nascida em Guaçuí(ES), em 22/02. Cinco livros de poesias“Velho Barco Meu Coração”,Grutas do Coração”, Fundo do Poço”,
“O Balé das Flores”, e Liv. Acad. da Real Academia de Letras. Participa de Varias Antologias Nacionais e Internacionais, participa de várias Academias Literárias Brasil, Argentina.

Marisa Rezende (Brasil)

Marisa Rezende nasceu em 21/10/68, em Alegre, interior do Espírito Santo, cresceu em Saquarema e hoje reside em Araruama. Escritora, Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Informática; Designer Gráfico. Atua na FAETEC e na SEE. Pós-Graduada em Língua Portuguesa pela UFF e em Redes Locais pela Estácio de Sá. Membro da Academia de Letras de Vitória – ES e da Academia de Letras de Buenos Aires – Argentina.

Mauricio Santos Paranaguá (Brasil)

Formado em Letras-Português pela FAFIPAR em 2010, onde teve poesias classificadas em 3°.lugar 2009 e 1º.lugar 2010 com o poema LUA BRANCA.   Publicou trabalhos pela CBJE-RJ, Palavras Sem Fronteiras 2011 e 2012 (Literarte), Poetas e Escritores Brasileiros na Suíça 2012 (Literarte), no Jornal Folha do Litoral Pr.

Michele Zanin  (Brasil)

Michelle Franzini  Zanin, paulista de Araraquara, nasceu em 1994, é escritora e poetisa.
É membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires.
É membro da Academia Araraquarense de Letras, ocupando a cadeira n°24.
É membro da Academia de Letras  do Brasil – Seccional /Suíça, ocupando a cadeira n° 99.
É membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, ocupando a cadeira n° 7
Cônsul dos Poetas Del Mundo representando Araraquara.
Recebeu o Título de Cidadã  Benemérita Araraquarense como Escritora e Poetisa, pelo Projeto Cultural “Caminhando com a Literatura e com a Paz”.
Colunista do Jornal Impresso Gazeta de Américo.
Colunista da Revista Impressa  Indicador  de Saúde.
Colunista da Folha Newsletter.
Colaborada da Revista Varal do Brasil.
Colabora com  diversos veículos de comunicação impressos, mídia televisiva e eletrônicos do Brasil e do Exterior.
Estudante de jornalismo.
Autora da antologia poética Vida. Editora Zerocriativa /2012 .

Mirian Menezes de Oliveira  (Brasil)

Mirian Menezes de Oliveira, nascida em Guaratinguetá-SP, filha adotiva de São José dos Campos-SP, professora e contadora de histórias, Mirian Menezes de Oliveira lançou, em 2011, o livro de poesias “O cientista e a poeta”, pela Editora TRIOM, com patrocínio do CETRANS (CENTRO DE TRANSDISCIPLINARIDADE), entidade da qual é membro e coordenadora da UNIDADE DE AÇÃO - COMUNIDADE. Na rede pública de ensino, coordena Programa de Fomento à Leitura.
Acadêmica correspondente da ACADEMIA DE LETRAS DE GOIÁS; é também Vice-Presidente do Conselho da UBT (UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES) – Diretoria da Seção – São José dos Campos – SP e membro associado da ALB (ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL – roda de pesquisadores). É colunista do PROJETO DIVULGA ESCRITOR, coordenado pela jornalista Shirley Cavalcante e colaboradora do Grupo SOLAR DE POETAS (facebook), coordenado por José Sepúlveda. Participou de Congressos e Seminários Nacionais e Internacionais de Leitura e Literatura, com vários artigos publicados nessa área.

Mônicka Christi  (Brasil)

Mônicka Christi, Carioca, natural do Rio de Janeiro/RJ. Pedagoga, Artista Plástica,Escritora, Poetisa, Compositora, membro UBE-União Brasileira de Escritoras, REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras e POETAS DEL MUNDO; Membro da Academia de Letras e Artes de Goiás , Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa(2014), Radialista, Apresentadora do programa de entrevistas e variedades MULHER BRASILEIRA (2ªfª a 6ªfª/9h às 11h) na Rádio Rio de Janeiro 1400.

Neide Baptista  (Brasil)

Neide Baptista é formada em Ciências Sociais, e mestre em sociologia. Animadora cultural, e depois professora universitária, ela descobre a paixão pelos romances em 2007, quando começa a escrever uma série de histórias. Seu primeiro livro em breve será publicado pela editora Literarte e pela Editora Mágico de Oz.

Neide Galli  (Brasil)

Empresária, artista plástica, escritora, comendadora e terapeuta holística.
Co-autora dos livros We Women of the 21st Century - Challenges and Achievements of Modern Times; Nous, les femmes du Brésil; L’indiscutable talent dês écrivaines brésiliennes, Paris em scène La Seine de l’Amour et de La Liberté, Brasília 50 Anos - Sua história e seus monumentos - Destaques e Personalidades; Nós, Mulheres Vol 3 , Nós, Mulheres Vol 4, Nós, Mulheres Vol 6 , Nós Mulheres Vol 7; Nós Mulheres Vol 8 e Nós Mulheres Vol 10.  Co-autora das antologias Feliz Ano Novo; Meu Bem-Querer; Perfil de uma amiga; Ser Mulher; Transformação - Coragem para Mudar e Vencer; Mensagens de Amor e Paz e Caminhos do Amor; Segredos de Cozinha Vol 1 e 2 e O Indiscutível Talento das Escritoras Brasileiras.
Participações em diversas exposições nacionais e internacionais com obras premiadas (medalhas de ouro, prata e bronze).

Nequitz  (Brasil)

Nequitz nasceu em Juiz de Fora/MG e reside na cidade do Rio de Janeiro desde 1968. Começou seus primeiros traços em 1992. Possuidora de uma inquieta personalidade, encontrou no impressionismo a parceria ideal para desenvolver uma expressão própria. Suas criações são ricas em detalhes extremamentes realistas, através de uma estética apurada, frutos de minuentes pesquisas que retratam, em requintada técnica, a arquitetura urbanística. Estudou História da Arte e Pintura com artistas de renome internacional, como Luiz Badia, Bernardii e Oziel Belizio, o que ampliou sua visão do panorama artístico e a ajudou em sua definição técnica.
É membro de diversas academias e instituições culturais e possui imúmeras outorgas, medalhas e homenagens.
Possui participação em exposições internacionais nas mais importantes galerias, tais como: Galerie Zanon – Roma, Modern Brasilian Art Exhibition – Dubai, Arte Brasileira em Estocolmo – Suécia, Galerie Everarts - Paris – França, Salon du Louvre - Societé des Beaux Arts – Paris, França, Vienne - Art Palais Schlick, VI Biennale D`Arte Internazionale – Roma, XIII Circuito de Arte Brasileira - Varsóvia, Frankfurd – Viena, Arte Padova Mostra Mercatto di Arte Contemporânea, Emozione e Colori del Brasile - Galerie Zanon - Roma
Nas exposições Individuais rececentes, podemos citar: 2012 - Alma Feminina - Centro Cultural Bernardo Marcarenhas - Juiz de Fora – MG, 2011 - Música e a Magia da Dança - Teatro Municipal de Cabo Frio, 2011 - A Magia da Dança - Espaço Cultural Galeria do Fórum da Cultura - Juiz de Fora – MG, 2011 - Música a Magia da Dança - Espaço Cultural CRC - São Paulo, 2010 - A Magia da Dança - Espaço Cultura do Banco Central - Rio de Janeiro, 2009 - Belle Èpoque II- Instituto do Saber Integral - Rio - RJ
2009 - A Arte de Nequitz - Espaço Mascarenhas - Juiz de Fora – MG, 2009 - Paris - Lumière Française qui Inspire le Monde- Galeria de Artes Mercure - Belo Horizonte – MG

Neri Bocchese (Brasil)

Professora de Ciencias Humanas na UTFPR- Universidade Tecnologica do Paraná nos cursos de Engenharia. Trabalho no Resgate Historico. Presidente da ALAP-Academia de Letras e Artes de Pato Branco. Da APAL- Academia Palmense de Letras . Comendadora da ALG. Correspondente da ALAV, Academia de Letras y Artes de Valparaiso-Chile. Da ANBA, da ALAF, da ALTO, da ACLAV. Vários prêmios literarios Nacionais e Internacionais.
Contato: neribocchese@bol.com.br

Odyla Paiva (Brasil)

Psicóloga e Escritora, autora de livros de poesia, crônicas e contos e, na Literatura Infantil, possui várias publicações, inclusive algumas bilíngues (português/inglês).
É membro efetivo de várias Academias de Letras no Brasil e, no exterior, pertence à Academia de Letras y Artes de Valparaiso, no Chile e ao Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires, na Argentina.
É Comendadora pela ABD, Associação Brasileira de Desenho, Artes Visuais e Literatura.

Paulo Caruso (Brasil)

Carioca nascido a 19-07-75. Administrador, advogado e servidor público. Desde 15-09-2008 escrevi pouco mais de 26.000 textos. Sonetista, trovador, quadrista, aldravianista, haikaísta (ao estilo oriental), indrisista, poeta, contista, cronista e redator. Comendador pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. 50 antologias impressas, lancei 7 antologias, conquistei medalhas, menções honrosas e troféus na literatura. Textos publicados em: Brasil; Portugal; Suíça; Argentina; México; Alemanha; França e Chile. Membro das Academias: ABT (da qual sou também secretário-geral); ALAP – RJ; ARTPOP – RJ; ANBA – RJ; ALAV – Chile e ALTO – MG.

Raquel Pagno (Brasil)

Raquel Pagno nasceu em Lages, SC, em 1982. Escreve desde a infância, é graduada em Administração de Empresas e trabalha atualmente como projetista e cartógrafa.
Publicou no livro Contos de Grandes Autores Brasileiros, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, e em diversas antologias literárias. Participou do Audiobook Vampiros de Alma, pela Radio Digital Rio.
Venceu o 8º concurso literário de Suzano, edição Cora Coralina, na categoria “Contos” no ano de 2012. Ganhou o Prêmio Literário Cláudio de Souza, na categoria Melhores Contistas. Em 2013 recebeu o Prêmio Luso-Brasileiro na categoria Melhores Contistas, o 2º lugar no I Festival de Contos do Rio de Janeiro, o Prêmio Diamonds of Art and Education conferido pela Abrasa e o Prêmio Latino Americano de Excelência Artística.
Associada à LITERARTE (Associação Internacional de Escritores e Artistas), é membro correspondente da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza, da ALG (Academia de Letras de Goiás) e da ACLA (Academia de Letras, Artes e Ciências de Vitória) e embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture.
Publicou os romances Rubi de Sangue (2011), pela editora Òmega, Seablue (2012), Editora Corpos, Herdeiro da Névoa (2013), pela Chiado Editora, todos em Portugal. Em 2014 serão lançados ainda em Portugal os romances O Voo da Fênix e A Revelação, também pela Òmega.
Herdeiro da Névoa foi p seu primeiro romance a ser comercializado também no Brasil.

Renata Normanha  (Brasil)

Renata Normanha nasceu em Goiânia, formada em direito pelo UCG, filha de escritor goiano, o medico Jose Normanha de Oliveira (falecido em 2006, deixando vários livros publicados, pertencente a AGL e outras). Publicou em 2008 uma biografia sobre ele(Jose Normanha, um Pai um Exemplo) e em junho de 2010 lançou seu primeiro livro de poesias. Seus poemas são de diversas épocas que reunidos resultaram no livro cujo titulo é: Cânticos (Vozes Interiores). São poemas românticos a moda antiga. Já em fase final seu segundo livro de poesia que será lançado em breve. Participou de varias antologias: duas antologias publicadas em Goiania; antologia 2012 da REBRA (“O Indiscutível Talento das Escritoras Brasileiras” e antologia de 2013- “Mulheres da Floresta”);  inscrita poara a Antologia 2014 da Rebra; All Print (agenda 2013 e Antologia Bienal 2012 – SP); Antologia Brasileira 2012 da UFPB (Brasileiros em Verso e Prosa em português - Editora UFPB - Brésiliens en Vers et en Prose - Editora UFPB - Intercambio Cultural entre os Paises).  Menção honrosa no concurso  de poesia 2013 da ALAP- RJ. Membro da REBRA como representante em Goias.

Renato Pratini (Brasil)

Nome completo: RENATO SASTRE PRATINI (RENATO PRATINI)
Data de nascimento: 27 de dezembro de 1950
Local de nascimento: Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
18/12/2013
•Grande Colar de Ouro.
•Diploma de “Comendador das Artes Visuais”.
•Diploma “Destaque Criatividade”.
•“Troféu de Literatura”.
Outorgados por: ABD (Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais), durante o “IX Salão Especial de Artes Plásticas”.
Local: Museu Militar Conde de Linhares, São Cristóvão (Rio de Janeiro).
Comenda e Medalha Mestre Álvaro, por “destaque nos campos da literatura, das artes plásticas, do cinema e da música”.
Outorgada por: Aleas (Academia de Letras e Artes da Serra) e CTC (Clube dos Trovadores Capixabas), durante sessão solene da Aleas e edição do projeto (mensal) “Quinta Cult”.
Local: Bairro de Fátima, Serra (Espírito Santo).
Troféu “Destaque das Artes Plásticas”, pelos relevantes serviços prestados às artes e à cultura nacionais.
Outorgado por: Centro Cultural da Marinha e Unap (União Nacional dos Artistas Plásticos).
Local: São Paulo (SP).
Brasão da Ordem do Mérito das Artes Plásticas, na categoria “Honra ao Mérito de Incentivador das Artes”, pelos relevantes serviços prestados às artes e à cultura nacionais.
Outorgado por: Centro Cultural da Marinha.
Local: São Paulo (SP).
Diploma de Acadêmico.
Outorgado pela Aleas (Academia de Letras e Artes da Serra), em sessão comemorativa de seu 20º aniversário.
Local: Plenário Flodoaldo Borges, da Câmara Municipal da Serra (ES).
Menção Honrosa e Reconhecimento pela participação no “I Salão de Artes Plásticas e Literatura de Campos” (Rio de Janeiro).
Medalha “Mérito Artístico-Cultural da Unap”, na categoria “Ordem do Mérito das Artes Plásticas”, pelos relevantes serviços prestados às artes e à cultura nacionais.
Outorgada pela Unap (União Nacional dos Artistas Plásticos).
Local: Centro Cultural da Marinha, São Paulo (SP).
Medalha de Ouro de Pintura Contemporânea.
Outorgada por: ABD (Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais).
Local: Museu Conde de Linhares, Rio de Janeiro.
“Voto de Louvor” emitido pela Câmara Municipal de Vitória (Espírito Santo) pela exposição “Criança que Faz Arte Não É Arteira”, proposto pelo vereador Namy Chequer Bou Habib.

Rita Pea (Portugal)

A jovem escritora portuguesa descobriu a sua paixão pela poesia no início da adolescência, quando desafiada pela professora de Português a escrever um texto. Na rebeldia dos treze anos, contrariou a maioria e escreveu
o seu primeiro poema. Em 2009 com 22 anos, Rita Pea vence um concurso literário para jovens escritores e é publicado o seu primeiro livro intitulado “Fragmentos de uma Alma” com o pseudónimo “Ainoha Leporello”. Fez a sua primeira sessão de Autógrafos na Feira do Livro no Porto em 2010 e em 2013, no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa em Genebra. Estreou em Lisboa, no Teatro da Comuna “Um Tango com Gardel” onde teve uma
participação dramatúrgica. Participou em Antologias.
Dedica-se à Poesia, Teatro e mais recentemente descobriu o gosto pela prosa poética erótica.
Contato: ritapeas@gmail.com

Rita Velosa (Brasil)

Ativista cultural, poeta, jornalista e escritora, de Araraquara/SP. Delegada da UBT, Delegada Cultural  da ALPAS XXI/RS, Delegada do Clube de Escritores de Piracicaba/SP, Membro de Poetas Del Mundo/MS, MEMBRO DA LITERARTE/RJ,e Acadêmica Correspondente das Academias de Cachoeiro do Itapemirim, Itajubá e Varginha/MG e da ALG/GOIÁS. Idealizadora, promotora e organizadora do “PRÊMIO BURITI”, e sua respectiva antologia, de âmbito nacional.
Contato: ritavelosa@bol.com.br

Roberto Ferrari (Brasil)

Roberto Ferrari nasceu a 23 de abril de 1957 no Brasil. É engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador.
Já publicou os livros Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina e Fundamental como o Amor. Está presente em várias Antologias e é membro de várias Academias de Letras, entre elas a Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris.

Rogério Araújo (Brasil)

* Rogério Araújo (ROFA): escritor, jornalista, palestrante, professor, cronista, contista e poeta, especialista em Leitura e Produção Textual, bacharel em educação - teologia cristã; autor do livro “Mídia, bênção ou maldição?” (Quártica Premium/Litteris Editora), lançado na XV Bienal Internacional do Livro no RJ (2011) e vencedor do Prêmio Interarte – melhor documentário religioso – pela Academia de Letras de Goiás, no Salão Internacional do Livro e Imprensa de Genebra, Suíça (2012), na Expo América, em Nova York, EUA (2012) e na Feira de Frankfurt, Alemanha (2013); comendador de diversas academias; acadêmico efetivo, honorário e correspondente de diversas academias de letras no Brasil (RJ, ES, GO e MG) e exterior (Itália, Chile, Argentina, Suíça e Portugal).

Romulo Marinho (Brasil)

 Membro da Divine Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture
 Autor em livros de dinâmicas de grupo.
 Autor de livros didáticos para a Educação Infantil.
 Elaborador e coordenador de cursos de Pós-Graduação nas áreas de Gestão e de Educação.
 Coordenador de Projetos, Programas Estudantis e de Responsabilidade Social em empresas.
 Coordenador de equipes para performances em cursos e capacitações gerenciais.
 Palestrante motivacional e articulista das revistas Linha Direta e Dandelion.
Rômulo Marinho Sobrinho
 Instrutor de cursos de Capacitação Administrativa com foco em comunicação e marketing
 Desenvolvimento de projetos, técnicas de aprendizagem e relação família e escola.
 Expressiva experiência nos processos educacionais e pedagógicos coordenando projetos de capacitação dos educadores, promovendo a integração técnica e humana.
 Habilidade em elaborar e reformular junto com equipes pedagógicas e administrativas, manuais operativos que dão suporte a ação escolar.
 Realização de reuniões com diretores, professores e com o público administrativo, mantendo regularizado o fluxo de comunicações e informações internas e externas.

Ronaldo Balbacch (Brasil)

Ronaldo Balbacch reside na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil, é bacharel em Direito. Entusiasta e interessado pela literatura, começou a escrever no ano de 2006. Compondo diversos sonetos e poesias. Nessa fase já havia descoberto que tinha talento para lidar com as palavras. Sendo que a maior característica dele em seus textos é a sinceridade com que compõe suas poesias, que são sempre regadas pelo amor a vida e culto à beleza.

Roseli Hübler (Brasil)

Roseli Hübler de formação é advogada atuante. Publicou Andarilhos do Tempo I e II, O Peso do Silêncio e Fronteiras da vida.  Ao estruturar estes romances, a autora quebrou o paradigma da forma convencional ao inserir, entre alguns capítulos, o que chamou de “reflexão”, expandindo seu papel de narradora e tornando-se uma amiga que conosco pondera sobre temas tão relevantes.
Contato: roselihubler@via-rs.net

Sandra Ferrari Radich (Brasil)

Sandra Ferrari nasceu no Rio de Janeiro – RJ e reside em Americana - SP. Fez Letras Português e literatura e pós-graduação em Língua Portuguesa com Ênfase na Formação do Leitor - UNIMEP - Piracicaba - SP. É Professora, Escritora e Poeta, se dedica a escrever contos, crônicas e poemas e têm alguns de seus trabalhos publicados em antologias.

São Passos (Moçambique)
A 13 de Outubro de 1949, vi a luz do dia pela primeira vez, na casa da minha avó materna, na Chamba, perto da Beira, em Moçambique.
Fui lançada como artista plástica na comunicação social, pelo jornalista e escritor Inácio de Passos, meu falecido marido e pai dos meus dois únicos filhos, em 1970, ano do nosso casamento. Participei em várias exposições em Moçambique, África do Sul, Rodésia e Malawi.
Estou referenciada entre outros nomes das Artes Plásticas contemporâneas, na edição de 1995 "Aspectos das Artes Plásticas em Portugal" e em 1998 no livro "Arte 98", ambos da autoria de Fernando Infante do Carmo.

Sergio Borsoi (Brasil)

Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior, 21 anos, estudante da Universidade Federal Fluminense e nascido no Rio de Janeiro. Membro da academia de letras e artes de fortaleza, membro da academia de letras e artes de Buenos Aires, participou de várias antologias, escreve no site da Literarte, Casa da poesia e recanto das letras. Conluindo um romance juvenil e em breve lançará sua antologia poética. Possui um lado de sua vida voltado para as artes, músico e amante da natureza.
Contato: sergioborsoi_junior@yahoo.com.br

Silvia Araujo (Brasil)

Silvia Araujo Profa. Dra. em Filosofia, Profa. de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa. Pedagogista aposentada. Membro da Literarte com prêmios e publicações Comendadora, Chanceler, Gran-Colar, Poeta,Sonetista,Contista, Trovadora,  Produtora Cultural.Diretora no Círculo Nacional do Meio-Ambiente.Rainha Internacional dos Acrósticos, autora de mais de 7mil poemas,  em 44 livros-solo, 4 idiomas.Presidente-Fundadora da ALB-MG,/2010/2011;Presidente-Fundadora do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa/2000/2013; Palestrante em 22 Estados Brasileiros. Antologista em português/ francês/inglês/italiano.Assessora da Presidência da Associação Internacional de Poetas Del Mundo.Embaixadora da Cultura e da Paz/França e Suíça. 600 Medalhas e Condecorações! Ganhou o título de Rainha dos Acrósticos.

Suzana Peixoto (Brasil)

NATURAL de Sabará-MG.
PARTICIPAÇÕES LITERARIAS: Textos em Antologias; Textos avulsos (publicações); Aldravias (nova forma de poesia).
HOMENAGENS:
- Troféu Borba Gato, destaque mulher elegante – Sabará–MG, 1977;
- Troféu Mariana da Costa, promoção Funil Clube/Diário da Tarde: elegante da Grande BH-MG, 1978;
- Troféu Borba Gato, Personalidade do ano na Área Social e Cultural - Sabará, MG, 1979; - Homenagem
   das Voluntárias da Santa Casa de Sabará, 1984;
- Diploma de Gratidão por trabalhos sociais, Paróquia Nª. Srª. Conceição de Sabará– MG – 1985;
- Mulheres de Expressão – Trofeu de Mérito Cultural - (J. Fora - MG) – abril 2012;
- Homenageada especial: Noite das elegantes em ITABIRA MG, agosto 2012;
- Diploma de MEMBRE D' HONNEUR – Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture –
  Paris. novembre 2012.
-Certificado de Grande Mérito Literário da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas. Mariana, 2013.
- Medalha e Diploma de Grande Mérito Cultural da ALDRAVA LETRAS E ARTES. Mariana Agosto,
  2013
- DESTAQUE – Noite das Personalidades: Honra ao Mérito. Taubaté, junho, 2013.
- Diploma de Honra ao Mérito, DESTAQUE – Taubaté, SP. Dezembro, 2013
CONDECORAÇÕES:
- Medalha de Mérito Cultural e diploma do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Rio
  de Janeiro – outubro 2012;
- Medalha de Mérito Cultural e diploma Jorge Amado – Rio de Janeiro – outubro 2012;
- Medalha e diploma Juscelino Kubitschek,– (ABRAMIL) – dezembro 2012.
- Medalha de Honra ao Mérito. Divine Académie, Paris – 2012.
- Medalha e Diploma de Grande Mérito Cultural ALDRAVA LETRAS E ARTES. Mariana.
  Agosto, 2013

Thaty Marcondes (Brasil)

THATY MARCONDES - Natural do interior de São Paulo e radicada em Ponta Grossa desde 2001, onde atuou como Conselheira Municipal de Literatura (biênio 2005/2006), época em que idealizou o projeto POESIA DE PONTA (Semana de Poesia dos Campos Gerais) realizada em março de 2007 e 2008. Autodidata, em 2005 participou da 13ª Oficina Literária on-line do SESC/SP, ministrada pelo premiado escritor João Silvério Trevisan, e em 2006 da Oficina de Poesias ministrada pelo poeta Carlito Azevedo, escolhida através de seleção para ambas. Colunista fixa do site BLOCOS ONLINE e da revista virtual FOLHA DA SERRA; integrante do grupo ANJOS DE PRATA; catalogada e colaboradora eventual de vários sites importantes de literatura. Em pesquisa realizada pelo sítio BLOCOS ONLINE, foi a colunista mais votada, no ano de 2003. Em 2008 recebeu o troféu Destaque "Cárola Callegaris Boá" (Ponta Grossa/PR) na categoria Literatura. Selecionada através de concursos para participar de diversas antologias, desde 1983, sendo a mais recente publicação no Catálogo de Artes "Ponta Grossa – onde passado e futuro se encontram", organizado pela artista plástica Margareth Giostro – 2007 – Ponta Grossa/PR (Lei de Incentivo à Cultura).