Associação brasileira distingue mais de 100 escritores e artistas em Lisboa

A Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Brasil, está em Lisboa para homenagear mais de 100 personalidad...

A Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Brasil, está em Lisboa para homenagear mais de 100 personalidades ligadas à arte, à literatura e à cultura lusófona, na cerimónia de tomada de posse do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, que irá decorrer na quinta-feira, dia 27, na sede da CPLP, pelas 15:00.

«Percebemos que muitas pessoas têm feito um trabalho de mérito em prol da Lusofonia e, por isso, decidimos instituir o Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, homenageando uma série de personalidades que se têm vindo a destacar. Todos os homenageados ficam agregados, automaticamente, ao Núcleo, que criamos com a missão de intervir social e culturalmente em todo o mundo da lusofonia», explica Izabelle Valladares, presidente da Literarte.

Entre os homenageados e membros de honra do Núcleo, estão pessoas como Pilar Del Río, presidente da Fundação José Saramago; Ana Paula Tavares, escritora angolana e professora na FLUL; o embaixador Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Observatório da Língua Portuguesa; Maria João Cantinho, poeta, ensaísta e professora no IADE; o escritor Miguel Miranda; ou Teresa Martins Marques, escritora e investigadora da FLUL. Como presidente do Núcleo, a Literarte nomeou o escritor Samuel Pimenta, homenagem que vem no seguimento da Comenda Luís Vaz de Camões que lhe foi recentemente atribuída pela mesma associação.

«Assumir a responsabilidade de presidir o Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa é um reforço ao compromisso que fiz a mim mesmo de levar a Lusofonia mais longe. Todos os membros do Núcleo são pessoas com um vasto e reconhecido trabalho e conto com todas elas para que o Núcleo possa intervir de forma determinante em prol da cultura», diz Samuel Pimenta.

Na quinta-feira, após a cerimónia de tomada de posse do Núcleo, segue-se a inauguração da primeira exposição do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, com obras de diversos artistas lusófonos, entre os quais Ribeiro-Canotilho, David Levy Lima, Fernando Grade, Vera Fornelos e João Saramago, nomeados, também, como membros de honra do Núcleo. A exposição terá lugar no espaço Eventos na Padaria, pelas 18:30, em Lisboa, com entrada livre.

Você pode gostar de ver também...

2 comentários